Uso de Inteligência Artificial no Poder Judiciário encerra a 2ª edição do Programa Super Star_gio


Os futuros advogados e advogadas que participam da 2ª edição do Programa Super Star_gio de 2024, da Coordenadoria Judiciária do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), aprenderam sobre como a Inteligência Artificial generativa pode ser utilizada pelo Poder Judiciário e contribuir para a produtividade, nessa quarta-feira (27 de novembro). O tema encerrou um ciclo de 24 palestras realizadas para os 178 acadêmicos do curso de direito que estagiam no Tribunal.
 
A 2ª edição do Programa Super Star_gio de 2024 complementou os conhecimentos adquiridos nas salas de aulas, com uma visão teórica e prática do funcionamento do Poder Judiciário de Mato Grosso. Os acadêmicos receberam capacitações quinzenais com desembargadores, diretores de departamentos, assessores de gabinetes e demais servidores.
 
Dentre os assuntos abordados estão o uso da linguagem simples, a sustentabilidade, elaboração de recursos criminais e cíveis, oficina prática de redação de votos e ementas. No fechamento deste 2º ciclo, o tema “Utilização de inteligência artificial generativa no âmbito do Poder Judiciário para o aumento da Produtividade” foi apresentado pelo desembargador Luiz Octávio Oliveira Saboia Ribeiro.
 
Especialista em direito digital, o magistrado mostrou aos participantes a origem dessa tecnologia e como ela está presente na rotina da população. Além de apresentar, na prática, como a utiliza na rotina de trabalho de seu gabinete.
 
“A inteligência artificial generativa tem o potencial para agilizar nossas tarefas administrativas. É possível fazer pesquisa jurídica, consulta, recomendo que sempre faça a validação nas fontes oficiais. Podemos também fazer a integração com base de dados seguras, por exemplo, eu fiz integração com os temas do STJ”.
 
O recurso também contribui para uma melhor apresentação de textos e otimização de tempo para análise de decisões. “Ele pode auxiliar na elaboração de documentos, na revisão e aprimoramento dos nossos textos, na análise de processo, na identificação de pontos chaves. Muitas vezes apresento para a ferramenta uma petição e peço que ele me identifique todos os pontos chaves, selecione a argumentação específica desse ponto. São diversas possibilidades de uso”, explica o desembargador.
 
Conhecer o funcionamento da IA pode auxiliar na utilização da tecnologia, mas o desembargador alerta ter habilidade de comunicação sólida é indispensável.
 
“Tenham sempre um contexto claro, uma estrutura adequada de pergunta, um objetivo bem específico. Quem prioriza tudo não prioriza nada. É melhor que faça uma coisa bem feita do que fazer tudo mal feito. Na inteligência artificial, isso é essencial”, orientou Luiz Octávio Saboia.
 
A coordenadora judiciária responsável pelo programa, Rose Santini Pincerato, destacou os resultados do programa desde sua criação.
 
“Hoje estamos encerrando a segunda edição do programa Super Star_gio com 178 estudantes capacitados em diversos temas da área finalística do poder judiciário. O programa iniciou em fevereiro de 2023 e contabilizou um total de 50 encontros ao longo da gestão da Desa Clarice Claudino da Silva, sendo uma incentivadora juntamente com a nossa Diretora Geral Euzeni Paiva de Paula”.
 
Premiado
 
A 2ª edição do Programa Super Star_gio de 2024 premiou os estagiários do TJMT mais assíduos e o que mais absorveu conhecimentos no período. No quesito assiduidade, Gilmar Ernesto de Abreu Zanella e Victor Shiniti Shimokawa empataram, ao participarem de 20 dos 24 encontros realizados no ciclo.
 
Já o estagiário Lucas Martins Senger venceu na categoria destaque Super Star_gio de 2024, por ser o participante que mais absorveu os conteúdos apresentados durante o período. Aluno do 8º semestre, o acadêmico afirma que o programa agregou para sua formação por dar uma visão ampla dos trâmites processuais e funcionamento do tribunal.
 
“É uma grande oportunidade para que nós estudantes tenhamos uma visão mais geral de como o processo roda no tribunal. Recebemos informações pertinentes, principalmente para quem quer fazer concurso. Aprendemos aqui sobre recursos, julgamento, assuntos de extrema relevância que pudemos absorver em um curto período no tribunal. No programa pude conhecer quase todos os temas, mesmo não estando presente e não trabalhando naquela área”, relatou Lucas Martins.
 
#ParaTodosVerem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Imagem 1: A imagem mostra uma sala de com fileiras de cadeiras pretas e amarelas. As cadeiras estão dispostas em um padrão semicircular dispostas para frente de um plenário de julgamento. Os acadêmicos estão sentados, voltadas para o palestrante Des. Luiz Saboia.  Imagem 2: A imagem mostra um grande grupo de estagiários do TJMT, sentados em fileiras, provavelmente em um auditório ou sala de conferências. A sala tem um esquema de cores neutras com parede bege e uma porta visível ao fundo. O público parece atento, com a maioria das pessoas olhando na mesma direção. Imagem 3: O estagiário Lucas Martins tem longos cabelos cacheados, usa óculos, veste camisa azul e segura o troféu Destaque Super Star_gio. Ele está ao lado do desembargador Luiz Saboia, homem de pele clara cabelos grisalhos. Ele usa terno escuro e gravata.
 
Priscilla Silva/ Fotos: Anderson Lobão e Ednilson Aguiar
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT
 

Explicando direito: juiz Marcos Faleiros explica o que é audiência de custódia

Desafios dos Juizados Especiais e análise econômica do Direito são temas de palestra do Fonaje

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *