Com o intuito de dar celeridade aos cálculos de custas judiciais a Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-MT), por meio do Departamento de Apoio aos Juizados Especiais (Daje), está realizando desde o 1º de novembro um Mutirão da Contadoria Judicial em Rondonópolis.
Uma força tarefa da Contadoria do Fórum de Cuiabá atua de maneira virtual na realização de cálculos de custas judiciais de média e alta complexidade que tramitam na 1ª, 2ª, 3ª, 4ª Varas Cível e 2ª Vara Especializada da Fazenda Pública. Eles atuarão nas unidades até zerar o estoque de processos que aguardam esses cálculos.
Segundo a diretora Daje, Karine Marcia Lozich Dias, até o momento 62 cálculos já foram produzidos e a meta é realizar todos os 118 cálculos judicias de processos pendentes, que vão desde readequação contratual bancária à indenizações em geral.
“Esse mutirão já foi realizado com sucesso, em Cáceres, em 2023 e agora estamos levando essa ação para Rondonópolis. O objetivo é impulsionar os processos pendentes de elaboração dos cálculos nas Contadorias, em menor tempo, garantindo a conformidade legal, promovendo segurança técnico-jurídica, na área contábil”, diz.
A diretora do Daje complementa que os contadores credenciados realizam o trabalho na Contadoria do Fórum de Cuiabá, e quando necessário são enviados às comarcas do interior para trabalharem in loco nas unidades judiciárias da Primeira Instância do Poder Judiciário de Mato Grosso.
“Independente do local que eles estão locados a prestação de serviço desses profissionais da área de contabilidade é um avanço e um grande ganho para o Primeiro Grau de jurisdição. Cabe ao Daje fiscalizar, acompanhar, direcionar e supervisionar o cumprimento das metas estabelecidas para os contadores”, detalha Karine. Ela conta ainda que o Daje está em fase final de credenciamento de 44 novos contadores para atender todas as comarcas do Estado.
Larissa Klein
Assessoria de Comunicação da CGJ-MT